top of page

Ananda Marga

Chapecó

O tantra yoga 

O tantra yoga é um conhecimento de tradição milenar e uma ciência prática que oferece conhecimentos para o desenvolvimento pleno dos indivíduos, em âmbito físico, mental e espiritual. O sistema do tantra yoga foi criado por Shiva há 7.000 anos, e muito tempo depois (2.000 a.C.) as práticas do Yoga foram reorganizados por Patanjali que codificou as técnicas e visão de mundo que chamamos hoje de Austaunga Yoga (a yoga dos oito passos).  

A palavra tantra se divide em dois radicais: “tan” e “tra”. “Tan” quer dizer crueza” e “tra”, “libertar de”.

Tantra então é o que liberta da escravidão da crueza. Em termos mais simples, isso significa aquele que dá o controle dos instintos ou da mente. O homem, através das práticas de Tantra, controla sua própria atividade e não é por ela controlado. Tantra é um processo completo, uma maneira de viver. De fato, Shiva criou uma ciência prática, para ajudar em todas as esferas da vida.

As práticas do tantra yoga podem contribuir na reconexão consigo mesmo, ampliando sua consciência, possibilitando seu desenvolvimento pleno, tanto nos aspectos físicos como mentais: alívio do estresse e do cansaço, flexibilidades dos membros, rejuvenescimento, aumento da energia e vitalidade física, promovendo autoconhecimento e equilíbrio entre o corpo e a mente. 

​A organização internacional de Tantra Yoga - Ananda Marga, foi fundada na Índia em 1955 por Shrii Shrii Anandamurti, mestre espiritual e filósofo. que organizou os conhecimentos milenares do Tantra em um filosofia de vida aplicada à ação. Seu objetivo é a realização completa de todas as potencialidades humanas. 

A Ananda Marga procura combinar práticas espirituais (meditação, posturas de Yoga, conduta moral e dieta natural adequada) com o serviço dinâmico ao próximo (escolas, clínicas médicas, orfanatos, cooperativas, asilos para idosos e outros projetos para o benefício da humanidade). 

 

Os membros desta entidade procuram desenvolver-se em todos os aspectos da VIDA: físico, mental, moral, social e espiritual para assim contribuir para o melhoramento do planeta.

 

Seu lema é "Autorrealização e Serviço à Humanidade."

 

 

ANANDA MARGA

 

A Ananda Marga é uma filosofia que propaga a realização interior e o serviço a todos os seres. Espalhada por todo o mundo, por mais de 180 países, visa contribuir para a formação de pessoas e sociedades mais saudáveis com uma perspectiva universalista. Presente no Brasil desde a década de 70, já se espalhou de norte a sul do país com a ciência do yoga, meditação e serviço social.

 

"Ananda" significa bem-aventurança e "Marga" significa caminho.

 

FILOSOFIA ESPIRITUAL

A filosofia da Ananda Marga é universalista, é uma perspectiva que abraça tudo e todos, reconhecendo Deus como a Consciência Suprema Ilimitada e, todos os seres do universo, como parte de uma família cósmica unida. Reconhece que é necessário um equilíbrio entre os aspectos mundanos e espirituais da existência, e que nenhum deles deve ser negligenciado à custa do outro. O universo existe como um fenômeno em constante mudança e constantemente em movimento. Essa Consciência transformou uma parte de si mesma no drama do mundo do qual todos somos parte.

 

FILOSOFIA SOCIAL

Para estabelecer a harmonia entre os mundos espiritual e material, Ananda Marga defende um equilíbrio entre os aspectos internos e externos da vida. A autorrealização é o principal dever dos seres humanos. Mas, ao mesmo tempo, não podemos negligenciar nossos deveres e responsabilidades sociais, pois este mundo também é parte do Ser Supremo. O universo, tendo sido criado por Ele, existe nele e é uma parte dele. Todos os seres criados são seus filhos, parte da única família cósmica. O amor pela sua criação é o mesmo que o amor por Ele.

 

FILOSOFIA DO YOGA

 

Yoga significa união da consciência individual com a consciência cósmica.

 

O objetivo do Yoga é a autorrealização ou o "perceber" a verdadeira natureza.

 

O Yoga é um estado de consciência tranquila com o nosso verdadeiro eu. Paz, amor, sabedoria e felicidade podem ser encontrados com o Yoga. É na quietude do eu interior que experimentamos nossa conexão com o universo e com Deus. Esta sensação está escondida dentro de cada ser humano.

No entanto, a tarefa não é fácil. A maioria das pessoas sente dificuldade e continuam preocupadas com os objetos e os problemas da vida cotidiana. Se quisermos descobrir a verdadeira autorrealização, devemos aprender aos poucos e persistir para tranquilizar, controlar e, finalmente, superar as preocupações mundanas.

HISTÓRIA DO YOGA

 

O Tantra Yoga foi difundido por Shiva, mestre espiritual que viveu há 7.000 anos, na região entre as montanhas do Himalaia e Norte da Índia.

Naquela época, o Tantra já era uma ciência completa da vida, cobrindo vários aspectos do desenvolvimento pessoal e social. A filosofia, além da prática de ásanas e meditação, se estendeu a ensinar ramos da literatura, arte, dança e medicina, constituindo uma abordagem holística da vida.

Ao longo dos anos, surgiram ramificações e adaptações do Tantra, que gradualmente formaram disciplinas mais especializadas, conhecidas como diferentes ramos de Yoga.

O símbolo PRATIK foi prescrito por Sada Shiva como uma forma de representar uma ideologia para a humanidade. A seguir uma explicação sobre cada um dos elementos deste símbolo: 

O triângulo voltado para cima: representa energia, o Karma Yoga (yoga da Ação). Esta ação é interna e externa. Ações internas como ásanas, meditação e outras práticas que equilibram o próprio ser. Ação externa é desenvolver para o mundo essa energia através do serviço.

 

O triângulo voltado para baixo: representa conhecimento, o Jinana Yoga (Yoga do Conhecimento). Busca compreender o propósito da vida, ao mesmo tempo compreender a si mesmo e viver em harmonia com seu próprio ser.

O sol nascente: representa progresso, Bhakti Yoga (yoga da devoção), é símbolo da evolução no caminho espiritual, representa também o sentimento de amor e bem estar que nasce naturalmente como resultado do Karma Yoga e Jinana Yoga. 

A suástica: representa a vitória do ser sobre si mesmo. Em sânscrito "swa" quer dizer "ser bom" e "stika" significa "vitória espiritual". É a auto-realização, ápice do caminho espiritual. 

A Pratik é o símbolo usado pela Ananda Marga para recordar os ensinamentos de Sada Shiva. 

© 2017 Ananda Marga Chapecó - Todos os direitos reservados.

bottom of page